Armaduras (Saint Seiya)

De Nikkeypedia

Armaduras (Saint Seiya).
Armaduras (Saint Seiya).


Na série de anime e mangá Saint Seiya (Cavaleiros do Zodiaco), a maioria dos personagens são guerreiros que vestem diferentes tipos de armaduras. Cada uma delas foi desenhada e construída por ferreiros a serviço de um deus. Nenhum dos que fizeram as armaduras é revelado, apesar de [[Shion[[, Mu e Kiki serem descendentes do povo que forjou as armaduras de Atena, os habitantes do Continente de Mu, continente mitológico no Oceano Índico.

Para herdar uma armadura, o cavaleiro passa por um treino que leva anos sob um tutor; ao final desse treino, ele consegue fazer feitos que desafiam a estrutura humana e leis da física. Isto requer que o guerreiro tenha um certo controle de seu cosmo. A não adequação do cosmo faz com que a armadura se torne apenas uma proteção pesada. Quanto mais controle tem o guerreiro sobre o cosmo, maior sua capacidade de ter uma armadura de nível melhor [Saint Seiya (série original) #1].


Armaduras de Atenas.
Armaduras de Atenas.

A armadura de um cavaleiro tem uma vida, que, ao ser destruída, só pode ser revivida, e não restaurada de maneira qualquer. Somente os dencendentes do povo que as forjou podem revivê-las. No caso das Armaduras de Atena por exemplo, o cavaleiro deve sacrificar metade do próprio sangue para ajudar na recuperação, sendo que um humano normal morre ao perder mais de um terço.

Apesar de cada tipo de armadura ter características diferentes, seus princípios de funcionamento são bastante similares: elas são muito mais resistentes do que o metal comum, e amplifica a cosmo-energia do usuário muitas vezes. Abaixo, os principais tipos de armaduras e suas particularidades.

Conteúdo

[editar] As 88 armaduras de Atena

Armaduras de bronze.
Armaduras de bronze.
Armaduras de prata.
Armaduras de prata.


Apesar de o número de armaduras serem dados como 88 armaduras oficiais de acordo com as 88 constelações, o número de armaduras apresentadas não fazem equivalência com as 88 constelações existentes. Prova disso é o fato de armaduras de constelações antigas também aparecem no manga/anime, tais como: Dante de Cérbero e Orfeu de Lira.

Portanto, 88 é apenas um número simbólico. Como nem mesmo o Santuário sabe quantos são os Trajes Sagrados, usa se esse número como emblema em substituição ao verdadeiro número de armaduras existentes, que é desconhecida ate o momento.

Assim, deve se levar em conta que a Ordem dos Santos de Atena é muito antiga, formadas, segundo os cálculos, na era mitológica onde os deuses governavam livremente este mundo. Através da Historia, A astronomia teve números variados de constelações, chegando ao numero de 88 no ano de 1930, determinado pela União Astronômica Internacional (UAI).

Parte desse período (ate a submersão do continente de Mu e de Lemúria, mais ou menos em 1500 d.C. quando se cessou a produção dos Trajes) muitas armaduras foram criadas, e algumas das constelações a elas correspondentes não mais existem. Isso mostra que ao longo dos séculos, a lista de constelações dos alquimistas foi modificada conforme a mudança das constelações. Cérbero e Harpa, por exemplo, são constelações já extintas, citadas na antiguidade, mas que não constou no “Almagesto”. Também é provável que a lista dos alquimistas não apenas fossem incluídos constelações, mas também Aglomerados (ex: Três Reis e Plêiades) e Nebulosas (ex: Tarântula e Bumerangue), como o caso de Tarântula. Mesmo assim, Atena utilizou estas (lembrando que as sua ordem de guerreiros é anterior mesmo a Ptolomeu) para forjar os Trajes Sagrados. E como jamais foi possível reunir todos eles (e pela ignorância parcial dos arquivos do Santuário e da Fundação Graad), talvez jamais cheguemos a conhecer, de fato, toda a verdade.

[editar] Armaduras (Cavaleiros)

Características: as Armaduras de Atena (Cloth no original) foram criadas por uma tribo de ferreiros paranormais (Harukei, Sage, Shion, Mu e Kiki por exemplo), no extinto continente de Lemúria. É o segundo grupo de armaduras criadas (até onde se sabe) e foram criadas para proteger os Cavaleiros de Atena no seu primeiro confronto contra Poseidon. Cada armadura representa uma constelação. O Cavaleiro deve possuir justiça e integridade, sendo assim, quem a veste deve fazer jus à sua armadura, ou ela o abandona por conta própria. É importante ressalvar que as classificações das armaduras não correspondem ao material utilizado na confecção das armaduras. A maior parte delas é feita dos metais fictícios Gamanion e Oricalco, utilizando o pó das estrelas como 'liga'. Mesmo porque o ouro é muito maleável, de dureza inferior à prata.

[editar] Armaduras de Bronze

Usadas pelos Cavaleiros de bronze, a categoria mais baixa dos Cavaleiros de Atena. Cada armadura tem em geral uma cor diferente e são as armaduras mais fracas, sendo a armadura de Fênix a mais forte dessa classe, com a capacidade de auto-regeneração. Segundo Camus de Aquário elas são congeladas à temperatura de 150°C Negativos.

[editar] Armaduras de Prata

Usadas pelos Cavaleiros de prata, a categoria média dos Cavaleiros de Atena. Normalmente elas não trazem muitas cores, predominando as cores cinza, branca ou prata. Muitas Armaduras de Prata tem desenhos parecidos quando vestidas pelos Cavaleiros. Segundo Camus de Aquário elas são congeladas à temperatura de 200°C Negativos.

[editar] Armaduras de Ouro

Usadas pelos Cavaleiros de ouro, considerados o grupo de Cavaleiros mais forte dentre os que seguem Atena. Cada uma representa uma constelação zodiacal, conseqüentemente, também um signo do Zodíaco. Diferentemente das outras armaduras, essas protegem a maior parte do corpo e são praticamente indestrutíveis. O seu estilo é dominado por peças protetoras com forma arredondada e ornamentadas com espirais vitruvianas em alto-relevo, sendo exceção as armaduras do Câncer, Escorpião e Peixes com pontas angulosas, representando as escamas dos peixes e a armadura quitinosa dos artrópodes. Segundo Camus de Aquário somente atingindo a temperatura do zero absoluto (- 273°C) elas podem ser congeladas. Elas têm a capacidade de absorver a luz solar, por isso possuem esse aspecto dourado e luminoso.

[editar] Armaduras Divinas

Esta vestimenta é a mais poderosa entre todas as classes de armaduras. São obtidas pelos Cavaleiros de bronze após terem sido restauradas por Shion utilizando o sangue de Atena e os mesmos terem conseguido o que eles chamam de "queimar o cosmo até o infinito", ou seja, ultrapassar todos os limites, alcançando o oitavo sentido que os aproxima dos Deuses, chegado a um nivel jamais visto a não ser nos tempos mitológicos. Assim como nas Armaduras de Ouro, as armaduras divinas protegem todo o corpo do Cavaleiro, são adornadas com simbolos e todas possuem prolongamentos em forma de asas. São as versões mais próximas das Kamui originalmente. A própria armadura da deusa Atena é também desta classe, porém com um nível de proteção mais elevado, muitos a consideram uma Kamui autentica. Segundo boatos, os cavaleiros de ouro também teriam direito a essas armaduras, porém não chegaram a esse nivel. Já que todos morrem no muro das lamentações.

[editar] Armaduras Negras

Construídas na Ilha da Rainha da Morte por renegados do Santuário, as Armaduras Negras são cópias das Armaduras de Bronze, pelo fato dessas serem as mais simples de reproduzir dentre todas as armaduras de Atena – ainda que não sejam cópias perfeitas no que se refere ao poder a elas legado. No anime, foram feitas várias cópias da armadura de Fênix por ser a mais poderosa da classe de bronze.

[editar] Armaduras de Aço

São usadas pelos cavaleiros de aço, criados pela Toei no anime, sob influencia da empresa fabricante de Brinquedos Bandai que queria vender mais bonecos de mais personagens. Os cavaleiros de Aço fazem uma curta participação na série, durante as batalhas entre os Cavaleiros de Bronze e de Prata. Foram criados especialmente para o anime, e são logo retirados por exigência de Kurumada. Os Cavaleiros de Aço são humanos comuns que não desenvolveram sua cosmo-energia, vestindo Armaduras robóticas feitas de uma liga metálica especial em laboratório pelo professor Osamori da Fundação Galar de Mitsumasa Kido na esperança de ajudarem os Cavaleiros de Bronze e Atena. São cavaleiros artificiais, cujas armaduras foram criadas pela tecnologia. As armaduras dos cavaleiros de aço não apresentam as características, das armaduras dos cavaleiros que possuem cosmo-energia, como vida própria.

[editar] Armaduras sem Constelação

São as armaduras que não se classificam em nenhuma mencionada acima, ou seja são forjadas, mas não se sabe o material que é últilizado, se é, bronze, prata ou ouro, são por isso as armaduras dos cavaleiros sonotas que não possuem constelação, como por exemplo, as armaduras dos cavaleiros fantásmas, de Docrátes, guerreiros azuis, cavaleiro do fogo e entre outro, a armadura de Coma Berenices do novo romance "Gigantomaquia", também não se classicam em nenhuma clase, mesmo sua armadura não pertecendo a nenhuma classe, esses cavaleiros prestam serviços a Atena e ao grande mestre exercendo cargos importantes no Sántuario.

[editar] Robes (Guerreiros Deuses)

As Armaduras Divinas de Odin representam as sete estrelas da constelação de Ursa Maior (sendo que uma, Zeta, é representada por dois guerreiros: Shido e Bado). O nome correto dessas vestimentas, em Katakana ゴッド・ローブ (goddo rōbu), é Robe Divina, no qual Robe significa, Beca, um tipo de Túnica Clerical. Elas foram criadas para vestir os guerreiros lendários e divinos de Odin. Cada uma delas também representa uma criatura mitológica ou objeto originado da mitologia nórdica (como Jormungard, a serpente de Midgard e Sleipnir, o cavalo de Odin), sendo que suas Robes recebem o nome das estrelas da constelação da Ursa Maior (Phecda, Alioth, Merak, Benetnasch, Megrez, Mizar, Alkor e Doubhe) e não do ser mitologico que representam. Cada uma delas carrega uma sáfira que representa uma das estrelas da constelação. Também é dito que elas protegem contra o frio extremo de Asgard. Elas são tão fortes e resistentes, quanto as armaduras de ouro. E só podem ser utilizadas por alguém escolhido por Odin, ou por seu representante na terra.

[editar] Escamas (Marinas)

Poseidon é o primeiro deus de que se tem conhecimento a criar armaduras para proteger os seus marinas. As Scales (Escamas) das armaduras são feitas de Oricalco, um raro metal que pela lenda existiu em um meteorito que afundou na cidade perdida de Atlântida; onde agora é o templo de Poseidon. As Escamas dos sete Generais Marinas são parecidas com as Armaduras de Ouro, com uma maior predominância do tom laranja no seu desenho, além de sua dureza e resistencia que são bastante semelhantes as de ouro. Cada escama representa criaturas mitológicas, e é dito que os mitos relacionando essas criaturas originaram-se delas mesmas (considerando-se o universo dos Cavaleiros, claro). As escamas conhecidas até o momento são: Cavalo Marinho, Scylla, Crysaor, Lymnades, Kraken, Sirene e Dragão Marinho. Além dos sete generais, Tétis de Sereia, os Soldados, e o próprio Poseidon também trajam Escamas

[editar] Surplices (Espectros)

São sempre referidas como "Sapuris" pelos fãs, devido à pronúncia japonesa da palavra. O nome correcto em portugues seria Sobrepeliz, e é baseado nas vestes utilizadas em cerimónias religiosas. Essas são as armaduras criadas por Hades, Senhor dos Mortos, para vestir os seus servos, os 108 espectros. A característica comum entre essas armaduras é possuírem muitos e detalhados ornamentos, harmonizando perfeitamente com o ambiente do Mundo dos Mortos. As Surplices representam criaturas demoníacas na maior parte das vezes, sendo algumas relacionadas a Hades (como o barqueiro, Caronte de Aqueronte), ou outros tipos de criaturas mitológicas. Além dessas Surplices, mais nove foram criadas: para Hypnos e Thanatos, uma para o próprio Hades e uma para cada um dos seis Cavaleiros de ouro ressuscitados: Shura de Capricórnio, Camus de Aquário, Saga de Gêmeos, Afrodite de Peixes, Máscara da Morte de Câncer e Shion de Áries (no anime, também são feitas surplices para os cavaleiros de prata). É notável a diferença entre as Armaduras de Ouro originais e as Armaduras de "Ouro" na versão Surplice: As últimas são como um diamante negro. Armaduras curvilineas como Áries, Capricornio, Aquario e Gémeos ganham uma forma muito mais afiada, de Câncer e Peixes que já por si são mais angulares, ganham ainda novos angulos. Todas as talhas em relevo com delicadas curvas são substituidas por depressões com formas pontiagudas mais simplistas. Curiosamente as alterações marcantes da transposição manga/anime das armaduras douradas (Cornos da armadura de carneiro e diadema/elmo na armadura do Capricornio) não foram repetidas para as surplices, sendo estas iguais à versão manga.De notar também que no anime os cavaleiros de prata também são revividos por Hades e recebem versões sombrias das suas armaduras. Muitas novas surplices aparecem no novo manga de Teshirogi Shiori Saint Seiya: Lost Canvas, as Suplices ao contrario das outras classes de armaduras não são tão resistentes, por não possuirem vida, até os cavaleiros de bronze podem destrui-las.

[editar] Sohmas (Titãs)

São as armaduras usadas pelos Titãs, no novo mangá, ainda em publicação Episódio G. O seu nome é de origem grega, e significa corpo. O motivo desse nome torna-se bem evidente quando olhamos para o desenho de cada uma das armas/armaduras. Todas elas, com principal enfase nas masculinas cobrem a totalidade do corpo dos Titãs, num modo que nenhuma outra até então o fez. Cobrem as pontas dos dedos das mãos, a totalidade das pernas e braços, posseuem elmo e no caso de Hiperion uma máscara cobre-lhe o rosto. Elas foram dadas aos Titãs, por Gaia, sua mãe, para que estes lutassem contra a tirania de Urano. Cada armadura representa uma arma branca medieval: Espada Longa, Rapieira, Adagas Gémeas, Foice- Aster Blade, Lança- Brabeus Blade, Besta, Martelo, Katar de lâmina tripla (Adaga Bundi), Punhal, Machado. Megas Drepanon, a Gadanha de Cronos, é a mais poderosa e estava lacrada e protegida sob a estátua de Atena. São praticamente mais resistentes do que as armaduras de Ouro.

[editar] Adamas (Gigas)

São as armaduras usadas pelos Gigas do romance "Gigantomaquia". Elas tem a dureza de um diamante, simbolizando pedras preciosas e semipreciosas. São compostos por vários polígonos com um brilho hipnotizante e ultra resistente, que recebem o apelido de "Armaduras de Cristal" ou "Armaduras de Diamante".

[editar] Glórias (Anjos)

É o nome das armaduras dos anjos guardiões Ikkarus, Odysseus e Theseus que escoltaram Arthemis ao Santuário, no filme Tenkai Hen - Overture apesar de não ser mencionado durante o filme qualquer dado sobre as armaduras, origem, o que representam ou mesmo o nome, no folheto informativo que foi distribuido na sua exibição no Japão vinham assim designadas. [1] É de notar que o seu aspecto é em tudo muito semelhante às armaduras que os guerreiros gregos e romanos usavam na antiguidade, sem nada representativo excepto na glória de Ikkarus, que é na realidade usada por Touma. Uma visão mais filosofica sobre a simplicidade do seu aspecto poderia indicar que a fama e glória do seu portador foi tão imortalizada e tão reconhecida na história que o valor dos semi-deuses Odisseu e Teseu sobrepõe completamente a propria armadura e estas são simplesmente protecções muito resistentes oferecidas pelos deuses e daí o seu nome. Já pelo contrário, no caso de Touma, a armadura tem um elemento que caracteriza Ícarus, as asas. Isto é sinal de que o portador não é por sí mesmo um simbolo. Essa ideia é ainda mais reforçada pela máscara que Tohma usa, que tal como no caso das amazonas, é um simbolo do abandono de identidade, neste caso humanidade tentando assumir-se como um semi-deus.

[editar] Kamuis (Deuses)

São as armaduras dos deuses. Não se sabe muito sobre elas, pois são tão lendárias que só foram usadas nas épocas mitológicas. É importante ressaltar que na era atual, Atena, Poseidon e Hades não apareceram trajando Kamuis, apenas armadura divina, escama e surplice respectivamente.

Geralmente, os doze deuses do Olimpo da mitologia grega são citados como Hera, Apolo, Artemis, Poseidon, Atena, Deméter, Afrodite, Hefesto, Hermes, Ares, Dioniso e Zeus.

Todos os doze vestiam armaduras chamadas de Kamui. Eram divinamente reluzentes e possuíam poderes infinitamente maiores que as Armaduras dos Cavaleiros, Escamas dos Marinas ou Surplice dos Espectros. Como todos os deuses, exceto Atena, Poseidon e Hades sumiram nos céus junto com Zeus ainda na Era dos Deuses, essas Kamuis passaram a ser comentadas apenas como lendas.

Hypnos o deus do sono e mensageiro de Hades diz ter visto uma única vez as Kamuis.

Segundo palavras de Poseidon, os Deuses do Olimpo um dia descerão à Terra para punir os humanos. A volta dos Doze Deuses do Olimpo trajados com suas Kamuis pode tornar-se o estopim para a próxima batalha dos Cavaleiros de Atena.

[editar] Predefinição:Ver também

Ferramentas pessoais