Kata Judô

De Nikkeypedia

É um conjunto de técnicas fundamentais, um método de estudo especial, para transmitir a técnica, o espírito e a finalidade do judô. O mestre Jigoro Kano dizia: "Os katas são a estética do judô, sem o qual é impossível compreender o alcance." Kata oferece ao randori as razões fundamentais de cada técnica. Existem no judô os seguintes katas: Nage-no-kata: formas fundamentais de projeção. Katame-no-kata: formas fundamentais de domínio no solo. Kime-no-kata: formas fundamentais de combate real. Ju-no-kata: formas de agilidade aplicadas em ataque e defesa, utilizando a energia de forma mais suave e flexível. Koshiki-no-kata: formas antigas é o kata da antiga escola do Jiu-Jitsu. Executava-se antigamente com armadura de samurai. Itsutsu-no-kata: são cinco formas de técnicas. Expressão teórica do judô baseado na natureza. Seiryoku-zenko-kokumin-taiiku-no-kata: é uma forma de educação física, baseada sobre o princípio da máxima eficácia, visa o treino completo do corpo. Kodokan Goshin-Jutsu: técnicas de autodefesa.


Conteúdo

Nage-No-Kata

É o primeiro kata do judô; compõe-se de quinze projeções divididas em cinco grupos de técnicas: 'Te-Waza' Uki-otoshi Ippon-seoi-nage Kata-guruma 'Koshi-waza' Uki-goshi Harai-goshi Tsurikomi-goshi 'Ashi-waza' Okuriashi-harai Sasae-tsurikomi-ashi Uchimata 'Ma-sutemi-waza' Tomoe-nage Ura-nage Sumi-gaeshi 'Yoko-sutemi-waza' Yoko-gake Yoko-guruma Uki-waza Os dois judocas executam com extrema seriedade, concentração mental é muito importante. Inicialmente cumprimentam o joseki ou shomen (lugar de honra, mesa central) na posição de tati-rei, voltando em seguida um para o outro para se saudarem mutuamente em za-rei, levantam-se e avançam um passo iniciando com o pé esquerdo. Em seguida partindo em ayumi-ashi avançam um para o outro e inicia-se o kata. Todas as projeções são feitas para o lado direito e esquerdo do uke. Voltado para o shomen, o tori fica à esquerda e o uke à direita. Normalmente em sutemi-waza, o uke se levanta por zempo-kaitem-ukemi, exceto no ura-nage e yoko-gake.


Formas de Projeção

O kata foi desenvolvido com o propósito de ensinar os aspectos básicos das técnicas do judô e sua etiqueta apropriada. É através dos katas que o uke e o tori podem trabalhar juntos a melhora da fluência e dos movimentos do judoka.

Os katas são divididos de acordo com as habilidades e técnicas do judô a serem ensinadas, totalizando oito katas.

O nage-no-kata foi criado por volta de 1886, contendo originalmente 10 técnicas, é o primeiro dos katas e possui um total de 15 técnicas, divididas em 05 grupos de 03 técnicas.


I. Te-waza – Técnica de mãos1. Uki-otoshi – Lançamento (para baixo) flutuando2. Seoi-nage – Projecção sobre o ombro3. Kata-guruma – Roda à volta dos ombros


II. Koshi-waza – Técnicas de anca 1. Uki-goshi – Anca flutuante2. Harai-goshi – Ceifa com a anca3. Tsurikomi-goshi – Projecção com a ajuda da anca levantando (v. “tsurikomi”)


III. Ashi-waza – Técnicas de pés e de pernas1. Okuri-ashi-harai – Varrimento dos pés2. Sasae-tsurikomi-ashi – Bloqueamento do pé com movimento de pesca (v. “tsurikomi”)3. Uchi-mata – Ceifa pelo interior da coxa


IV. Ma-sutemi-waza – Técnicas em que se deixa cair o corpo ficando estendido de costas no solo1. Tomoe-nage – Projecção em círculo2. Ura-nage – Lançamento para trás3. Sumi-gaeshi – Derrube pelo ângulo


V. Yoko-sutemi-waza – Técnicas em que se deixa cair o corpo ficando estendido de lado no solo1. Yoko-gake – Enganchamento lateral2. Yoko-guruma – Roda de lado3. Uki-waza – Técnica flutuante



Katame No Kata

=== Katame no Kata === (固の形?"Grappling Formas") é um kata um conjunto de técnicas de antemão, em judô. Ela consiste em técnicas de quinze, agrupados em três categorias: osae-komi-waza (técnicas de exploração), shime-waza (técnicas de asfixia), e Kansetsu-waza (técnicas de bloqueio de conjunto).

Ossae komi waza

As cinco técnicas de exploração demonstrada em KATAME no Kata são:

Kesa gatame

Kesa-gatame (袈裟固) é um dos seteformas de imobilização, Osaekomi-waza, de Kodokan Judo. Em termos de luta, é classificado como um controle lateral espera. Eri Gatame é uma das artes em shime Danzan Ryu Jujitsu. É muito semelhante ao Kesa gatame. No judo Muitos lances levam naturalmente a Kesa-gatame, já que o judô mantenha clássico coloca um aperto na lapela do adversário e um aperto próximo adversário do cotovelo. Então, como se entra na fase de terra, um braço gira em torno do pescoço do adversário eo outro braço assegura o braço do adversário. Em O Cânone de Judô, Kyuzo Mifune que tori braço pontos deve levantar a cabeça uke e tori do pé deve estar sob o ombro uke.

Kata-gatame

Kata-gatame (肩固) é um das sete formas de imobilização, Osaekomi-waza, de Kodokan Judo.É também uma das 25 técnicas de Danzan Ryus constrição artes, Shimete, lista. Em termos de luta, é classificado como um controle lateral espera. Em Judo é essencialmente uma segure como apresentar uma pessoa mais forte maior a partir desta posição é muito difícil, embora possível. A judoca deve usá-lo para esgotar um adversário antes de assumir a montagem e, em seguida, a partir dessa posição de barra de braço ou estrangulamento. Bas Rutten o expoente MMA famosos usaram o triângulo de braço choke versão, mas novamente ele era muito forte e seus adversários eram um peso semelhante.

Kami-Shiho-gatame

Kami Shiho gatame (上四方固","), e suas variações kuzure kami shiho gatame (崩上四方固), são as mais comuns a pinagem tem aplicado a partir do norte sul-position em esportes de combate usando um kimono. Gatame Kami Shiho envolve a fixação dos braços do adversário para o seu lado, geralmente, agarrando o adversário cinto e usando os braços para pressionar os braços para dentro do adversário. Kuzure-Kami-Shiho-gatame é semelhante, exceto que um ou ambos os braços do adversário não são fixadas para o lado, mas pode ser controlada por, por exemplo, fixando-os entre um braço e um joelho. Gatame Kami Shiho é um dos sete esteira detém, Osaekomi-waza, de Kodokan Judo. Em termos de luta, é classificado como Norte-Sul espera. gatame Shiho é também uma das 25 técnicas de Danzan Ryus constrição artes, Shimete, lista.

Yoko-Shiho-gatame

Yoko-Shiho-gatame (横四方固め) é uma das sete formas de imobilização, Osaekomi-waza, de Kodokan Judo. Em termos de luta, é classificado como um controle lateral espera.

Shime Waza

Os cinco enforcamentos demonstrados são:


Kata Juji-jime (片十字绞?) é um chokehold em judo que tem como alvo um braço do oponente. É uma das técnicas de constrição doze Kodokan Judo no shime waza- lista. Em O Cânone de Judô, que é chamado Katate-Juji-Jime.

Hadaka-jime

O Hadaka Jime ou mata-leão Como é cpnhecido no Jiu-Jitsu é um chokehold em artes marciais aplicados a partir de um oponente para trás. Dependendo do contexto, o termo pode referir-se a uma das duas variações da técnica, quer o braço pode ser usado para aplicar o bloqueador em ambos os casos. O termo mata-leão provavelmente se originou a partir da técnica de Jujutsu e Judo conhecido como o "Hadaka Jime", ou" Naked estrangular. " A palavra "naked", neste contexto, sugere que, ao contrário de outras técnicas de estrangulamento encontrado no Jujutsu / Judo, esta espera não requer o uso de um keikogi ("soldado") ou uniforme de treinamento. O bloqueador tem duas variações: em uma versão, o atacante do braço o circunda oponente no pescoço e, em seguida, pega seu bíceps próprio no outro braço, na segunda versão, o atacante fecho as mãos em vez após circundando o pescoço do adversário.

Okuri-eri-jime

Okuri jime IIE é uma boa maneira muito comum e estrangular alguém. É uma técnica puramente gi, mas os princípios são muito similares ao RNC e muitos outros não-gi engasga. É principalmente interrompe o fluxo sangüíneo através de ambas as carótidas usando os colares de gi seu oponente. Você pode ir para ele como uma alternativa ou mesmo de um set-up para Hadaka Jime.

Kata-ha jime

Kata-Ha-Jime (片羽绞?), também soletrado Katahajime, é um peso esmagador no judo.[2]. É um dos doze constrição técnicas de Kodokan Judo no shime waza- lista.Kataha jime usa na lapela do uniforme de judô para exercer pressão sobre as artérias carótidas pressão mínima a ser aplicada também à traquéia. O braço esquerdo do oponente é levantado e controlada como parte da técnica.

Gyaku-zoe-jime

É uma das técnicas de constrição doze Kodokan Judo no shime waza- lista. Danzan Ryu inclui essa técnica no Shimete lista com o nome Namijujijime. Ura-Juji-Jime é descrito no Canon de Judô e demonstrou em A Essência do Judo por Kyuzo Mifune.

Kansetsu Waza

Os cinco bloqueios demonstraram comum são:

Ude-garami

Ude-hishigi-zoe-gatame

Ude-hishigi-Ude-gatame

Ude-hishigi-hiza-gatame

Ashi-garami

Predefinição:Vídeos

Ferramentas pessoais