Pachinko

De Nikkeypedia

(Redirecionado de Patinco)
 Máquina de Pachinko.
Máquina de Pachinko.

Pachinko (パチンコ) é um jogo tipicamente japonês, que parece ser uma mistura do Pinball com Slot Machine. Pachinko é também o nome dado à casa especializada em máquinas de Pachinko.

A máquina do Pachinko é composta por uma placa vertical repleta de pequenos pinos e buracos e coberta por um vidro. O jogador do Pachinko compra algumas bolinhas de metal (パチンコ玉) e as insere na máquina, percorrendo diversas trajetórias, nas quais os pinos servem como obstáculos que podem facilitar ou dificultar o objetivo final de acertar os pequenos buracos.

Na medida em que o jogador acerta as bolinhas de metal nos buracos, a máquina fornece mais dessas bolinhas, que podem ser utilizadas para continuar jogando ou ainda trocar por prendas na própria casa de Pachinko. Há também aqueles que trocam as bolinhas por uma espécie de recibo que, então, pode ser trocado por dinheiro num pequeno quiosque fora da casa de Pachinko.

Surgido na Era Taishou, o Pachinko é um jogo de azar que fora criado como um divertimento para crianças. No ano de 1942 foi proibido e só voltou a ser permitido em 1946. Atualmente o Pachinko é considerado um jogo para adultos e, por seu caráter viciante, não é visto com bons olhos pela opinião pública.

.
.

Acredita-se que o Pachinko foi uma evolução do chamado "Korinto Game" na cidade de Osaka, por volta de 1925. Especialistas, por sua vez, contestam essa explicação, dizendo que a origem do Pachinko seriam as máquinas chamadas Wall Machines, importadas da Europa no mesmo período. Essas wall machines teriam se espalhado, primeiramente pela região de Nagoya e Kanazawa, e, posteriormente, por todo o Japão. O som do metal produzido pela máquina "Patín" teria sido o motivo de ter sido batizado como Pachinko. A sílaba final "ko" teria sido adicionada para transformar a onomatopéia "patín" no substantivo próprio "Pachinko".

No ano de 1948, o administrador de um "Centro de Diversões Eletrônicas" Masamura Takeichi desenvolveu um novo design para a máquina do Pachinko, diversificando o formato dos pinos e diminuindo o número de buracos a serem acertados pelas bolas de metal. O design atual da máquina do Pachinko é muito próximo desse design, entitulado "Masamura geeji" (正村ゲージ).

Nos anos 70, foi aberta uma casa de Pachinko no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, que em pouco tempo foi proibida e fechada por ordem da Prefeitura de São Paulo.

[editar] Predefinição:Referência

Ferramentas pessoais