Chiba

De Nikkeypedia

220pxProvíncia de Chiba (千葉県)
220pxProvíncia de Chiba (千葉県)


Chiba (japonês: 千葉県; Chiba-ken) é uma província do Japão.

Conteúdo

[editar] História

A Província de Chiba foi criada a 15 de Junho de 1873 com o propósito de unir a província de Kisarazu e de Inba. Historicamente, era constituída pelas antigas províncias de Awa, Kazusa, e Shimousa.

[editar] Geografia

Chiba faz fronteira com a província de Ibaraki a norte, onde passa o rio Tone; com Tóquio e Saitama a oeste, onde passa o rio Edo; com o Oceano Pacífico a leste e com a Baía de Tóquio ao longo da sua fronteira meridional. A maior parte da área de Chiba situa-se sobre a Península de Boso, uma região produtora de arroz: a costa oriental, conhecida como a "Planície da Liga Noventa e nove", é particularmente produtiva. A zona mais povoada, a noroeste da província, pertence à Planície de Kanto que se estende até às aglomerações urbanas de Tóquio e Saitama.

[editar] Cidades

[editar] Distritos

[editar] Fusões

[editar] A expansão de Kamogawa

A 11 de Fevereiro de 2005 a antiga "vila" de Amatsukominato do distrito de Awa fundiu-se com a cidade de Kamogawa.

[editar] Economia

Chiba constitui uma das maiores áreas industriais do Japão, principalmente devido à longa costa marítima ao longo da Baía de Tóquio. Depois de Chiba ter sido escolhida para sede de uma empresa metalúrgica de Kawasaki, em 1950. o governo provincial iniciou um importante processo de reclamação de propriedades que levou à disponibilização de uma larga área de terrenos para o estabelecimento de fábricas, armazéns e docas. A produção química, refinição petroquímica e produção de máquinas constituem actualmente as três principais indústrias da Província de Chiba; em conjunto, perfazem 45 % das exportações da região. Em anos recentes, o governo fundou mais de oitenta parques industriais, com o objectivo de promover o desenvolvimento também na direcção do interior.

A província detém, igualmente o segundo lugar entre as províncias japonesas exportadoras de produtos agrícolas. Apesar de Hokkaido estar no topo da lista, Chiba consegue ultrapassar esta província na produção de vegetais. A exploração pesqueira de Chiba é também muito produtiva, capturando a maior parte de peixes chatos no Japão, como o alabote ou linguado, além da captura de lagosta. São também extraídas grandes quantidades de algas marinhas da baía de Tóquio.

A população de Chiba é uma das mais ricas do Japão devido ao peso do dos sectores comerciais e industriais da sua economia. O seu PIB é de ¥3.1 milhões (US$28 600), o quinto mais alto do país. 70% da população está empregada no sector dos serviços, com 25% no sector da indústria e 5% na agricultura.

[editar] Demografia

[editar] Cultura

[editar] Turismo

A maior parte dos visitantes da área de Tóquio aterram no Aeroporto Internacional de Narita, situado em Narita, a norte da província, ligado a Tóquio pelo Expresso de Narita (dos Caminhos de Ferro do Estado) e pelos Caminhos de Ferro eléctricos Keisei (empresa privada).

O Parque temático da Disney de Tóquio localiza-se, na verdade, em Urayasu perto da fronteira ocidental da província.

Chiba está ligada a Tóquio por diversos caminhos de ferro, sendo de destacar a linha Keiyo e Sobu. A linha Musashino liga Chiba a Saitama e ao norte de Tóquio. O sul de Chiba liga-se à província de Kanagawa pela ponte-túnel Tokyo Wan Aqua-Line .

[editar] Símbolos provinciais

O Meibutsu (名物 ou seja: a "coisa famosa") de Chiba são os amendoins. A maior parte dos amendoins do Japão são aqui cultivados e usados na produção de óleo de amendoim.

[editar] Predefinição:Links externos

Predefinição:Esboço-geojp-chiba

Predefinição:Chiba Predefinição:Japãoja:千葉県

[editar] Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais