Estrela de Ouro F. C.

De Nikkeypedia

Clube esportivo de origem nikkei, situado no bairro Ponta da Praia, cidade de Santos, estado de São Paulo. Dispõe também de restaurante que serve culinária japonesa, bem como pescados e frutos do mar. Mantém um curso de língua japonesa. Realiza todo mês de julho, às sextas-feiras e aos sábados, a Festa do Peixe.


Conteúdo

[editar] História

O clube tem suas raízes nas famílias japonesas que desde antes da Segunda Guerra Mundial desbravaram a Ponta da Praia e se dedicaram à pesca em Santos (havia no bairro 60 famílias no ramo pesqueiro em 1925, segundo censo da época, apud Tomoo Handa, O Imigrante Japonês, São Paulo, T.A.Queiroz, 1987, pág. 315). Com existência informal desde 1952, foi oficialmente fundado em 1957, com a construção da sede social.

O Estrela ligou seu nome ao combate à paralisia infantil em Santos, ao apoiar a Associação Casa da Esperança e o seu então presidente, o médico ortopedista e traumatologista Dr. Luiz Shiguetoshi Yanagi (1978-1987), criando para tanto, em 1978, a "Festa do Peixe" e doando a essa instituição parte da renda obtida no evento.

A Festa do Peixe, realizada em julho e que está na origem do atual restaurante, popularizou o consumo de pescado em Santos. Tornou-se em especial célebre a tainha assada no espeto sobre brasas e servida fumegante com molho vinagrete e farofa. Entre outros pratos, havia as porções de ovas fritas de tainha, o filé de pescada com molho de camarão, o espetinho de meca (espadarte), a maionese de atum, a porção de tempurá (kakiage), a caldeirada de camarão-rosa ("camarão pistola", para os paulistas).

Em 1958, em comemoração aos cinquenta anos da imigração japonesa ao Brasil, o clube foi agraciado com a presença de Sua Alteza Imperial, o príncipe Mikasa, irmão do então Imperador Showa (Hirohito).

Em 21 de junho de 2008, nas festividades do centenário da imigração japonesa ao Brasil, o Estrela de Ouro teve a honra de receber a visita de Sua Alteza Imperial, o príncipe herdeiro Naruhito, sobrinho-neto do príncipe Mikasa.

O atual presidente do clube, o sr. Sadao Nakai, foi eleito vereador para a Câmara Municipal de Santos em 5 de outubro de 2008, para o quadriênio 2009-2012.

[editar] Esportes

O clube teve origem como time de futebol. Atualmente oferece como modalidades desportivas, além do futebol, gateball (ou gatebol), ginástica, ioga, jiu-jitsu, judô, musculação e tênis de mesa e possui vários títulos em algumas delas.

No jiu-jitsu é tetracampeão paulista (2003, 2004, 2005, 2006).

[editar] Restaurante

O restaurante serve, entre outros pratos, sushi, sashimi, harumaki, gyoza (pastéis grelhados ou cozidos a vapor), cogumelo shimeji, su-no-monô (salada agridoce), salada de macarrão harusame, tempurá, filé de meca, anchova grelhada, salmão grelhado e tainha grelhada; iscas fritas de peixe, sardinhas fritas, pescadas fritas, manjubas fritas (na época), tainha recheada, camarão cozido.


Dias e horário* de funcionamento

Almoço - terça a domingo - 11:30 às 15:30hs | sábado e domingo - 12:00hs às 16:00hs

Jantares - Especial, preço único, coma a vontade. Terça, quarta e quinta - Mezanino | 20:00 às 23:30 quinta - salão térreo das 20:00 às 23:30

A La Carte Sexta e sábado das 19:30hs às 23:30hs

O serviço de delivery funciona às sextas e sábados, das 19:30h às 23:00h.

  • Horários de funcionamento sujeitos à alterações sem aviso prévio.

[editar] Dados

Estrela de Ouro F. C.

Presidente - Sadao Nakai

Endereço - Avenida Rei Alberto I, 372

Bairro - Ponta da Praia

Cep - 11030-380

Cidade - Santos

Estado - São Paulo

Tel - (13) 3261 2179/4511

[editar] Ligações externas

Ferramentas pessoais