Imperador Meiji

De Nikkeypedia

Imperador Meiji
Imperador Meiji

Mutsuhito (睦仁), o imperador Meiji (明治天皇, Meiji-tennō, literalmente "o imperador iluminado") (Kyoto, 1852 - Tokyo, 1912) foi o 122º imperador do Japão na lista tradicional de sucessão, tendo reinado de 3 de fevereiro de 1867 a 1912.

Durante o seu reinado, conhecido como Período Meiji, o regime feudal e o xogunato foram abolidos no país. A capital foi mudada de Quioto para Edo, que passou a chamar-se Tóquio, e foi adotada uma nova constituição em 1889.

No plano externo, foram travadas a Guerra Sino-Japonesa (1894-1895) e a Guerra Russo-Japonesa (1904-1905). Como governante, talvez possa ser considerado o maior responsável pela atual supremacia japonesa na bacia do Pacífico. Já no final do século XIX conseguiu discernir com clareza os interesses das diferentes potências ocidentais: França, Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha, todas interesse na exploração do território japonês não apenas como um mero consumidor de mercadorias, mas como um entreposto comercial para as próprias indústrias. Um Japão ainda no nascedouro da fase industrializante, aos poucos submetido à mundialização do capital financeiro e com uma população tradicionalmente devotada ao seu imperador. Este Japão soube não fazer simplesmente o jogo do capital, mas erguê-lo de forma a não ser levado a reboque pela avalanche que já havia enfraquecido seus vizinhos.

[editar] Descendência

O Imperador Meiji, em 2 de Setembro de 1867, desposou a Masako Ichijō (一条勝子, Ichijō Masako), terceira filha do senhor Tadaka Ichijō. Eles não tiveram filhos. Os filhos listados abaixos são do Imperador Meiji com suas concubinas:

[editar] Predefinição:Ligações externas


[editar] Veja também

Ferramentas pessoais