Okinawa

De Nikkeypedia

Província de Okinawa (沖縄県)
Província de Okinawa (沖縄県)


Okinawa (Japonês 沖縄県; Uchinaguchi: Uchinā) é a província mais a sul do Japão. Consiste em 169 ilhas que formam o arquipélago Ryukyu, numa cadeia de ilhas de 1000 km de comprimento, que se estende de sudoeste, de Kyūshū até Taiwan, ainda que as ilhas mais a norte façam parte da província de Kagoshima. A capital de Okinawa, Naha, está localizada na parte meridional da maior e mais povoada ilha do arquipélago: Okinawa Honto. As disputadas Ilhas Senkaku são, em teoria, administradas como parte da província. Algo interessante é que Okinawa fazia parte de um reino independente, o reino Ryukyu. Por isso Okinawa desenvolveu uma cultura própria, e parte de sua história significativamente diferenciada do resto do Japão.

Como referência aos Brasileiros, é lá que vive o maior herói que o país conheceu. Seiki Kurosaki, o antológico 'Jaspion' vive em Okinawa, onde atualmente é instrutor de mergulhos.

Conteúdo

[editar] História

Devido à sua posição estratégica - entre a Indonésia, Polinésia, China, Coréia e Japão - se tornou um entreposto comercial. Relatos antigos apontam comerciantes e representantes Okinawanos nas cortes imperiais da China e do Japão. Historicamente , Okinawa recebeu mais influências culturais da China do que do Japão.

Antes dividida em feudos, foi unificada por Sho Hashi, que tornou-se rei designando o castelo de Shuri como centro administrativo.

Invadida pelo clã feudal de Satsuma (atual Kyushu) no séc. XVI, perdeu a independência e o porte de armas foi proibido entre seus cidadãos. Diz-se que o Karatê, como arte marcial, nasceu nesta época.

Depois da Segunda Guerra Mundial e da Batalha de Okinawa em 1945, Okinawa permaneceu sob a administração dos Estados Unidos por 27 anos. Durante esse período, os Estados Unidos estabeleceram lá várias bases militares. Em 15 de maio de 1972, Okinawa foi devolvido ao Japão. No entanto, os Estados Unidos ainda mantém uma grande presença militar no arquipélago.

[editar] Geografia

Próximo aos Trópicos, tem clima temperado onde cultiva-se cana de açúcar, banana, abacaxi, batata doce, etc.

O Trópico de Câncer corta o arquipélago de Okinawa, por isso é uma região de clima subtropical, onde as temperaturas alcançam uma miníma de 10ºC e máximas que podem atingir os 40ºC.

Suas praias são muito procuradas pelos japoneses de outras regiões, devido a beleza, o clima e os diversos resorts existentes.

[editar] Cidades

[editar] Distritos

[editar] Economia

[editar] Demografia

[editar] Arquitetura

Okinawa possui diversos remanescentes de um tipo único de castelo ou fortaleza chamado Gusuku. Acredita-se que tais construções precedem os castelos japoneses.

Imagem:GusukuArch.jpg
Ruínas de um Gusuku

Enquanto a maioria das casas no Japão é feita com madeira e permite a livre circulação do ar para combater a humidade, as típicas casas modernas de Okinawa são feitas de concreto com janelas vedadas, para proteger seus moradores dos furacões. Os telhados também são projetados para serem resistentes a fortes ventos, com telhas presas ao cimento e não simplesmente apoiadas nestes, como seria feito em qualquer outro lugar no Japão.

Muitos telhados também possuem uma estátua circular de um leão ou de um dragão, chamada shisa, que supostamente protege a casa do perigo. Os telhados são geralmente vermelhos, inspirados no estilo chinês.

[editar] Turismo

Na sua culinária, diferente de outras regiões japonesas onde o peixe é ingrediente quase exclusivo, utiliza-se também a carne de porco e em ocasiões especiais a tradicional sopa de cabrito, o “hidjá no shirú”.

As ilhas de Okinawa são conhecidas por “Havaí do Japão” devido às suas belas praias e pelo clima predominantemente quente.

O único aeroporto da região faz parte da base Naval Americana, instalada na região após a 2ª Guerra Mundial.

[editar] Símbolos provinciais

[editar] Predefinição:Ver também

[editar] Predefinição:Ligações externas


Predefinição:Esboço-geojp-okinawa

Predefinição:Okinawa Predefinição:Japãoja:沖縄県


[editar] Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais