Yakisoba

De Nikkeypedia

Porção de yakisoba sendo preparada por um vendedor ambulante em Osaka.
Porção de yakisoba sendo preparada por um vendedor ambulante em Osaka.

O Yakisoba (焼きそば) é um prato de origem chinesa que em japonês significa literalmente macarrão frito. O fácil preparo e o custo acessível tornam o yakisoba um prato mundialmente popular, consumido em diversos lugares, desde fast-foods a feiras populares. É prato indispensável e um dos mais consumidos nas festas tradicionais japonesas (Matsuris).

.
.

A Associação da Província de Tochigi promove todo ano o famoso Festival do Yakissoba de Tochigi, festa que está ficando cada vez maior e mais tradicional na cidade de São Paulo, contando com a participação e o apoio de 70 a 80 voluntários para a preparação e venda de 1200 pratos de yakissoba diários. Desses 1200 pratos, 700 são preparados especialmente para a pré-venda.

No ano de 2011, o lucro obtido com a venda dos yakissobas foi encaminhado às vítimas do terremoto e da tsunami no nordeste do Japão, principalmente a região de Fukushima.

Seja num festival ou na feira de fim de semana do bairro da Liberdade, o Yakissoba é o prato de maior sucesso, fato que podemos verificar pelo grande comprimento das filas em frente às barracas.

Conteúdo

[editar] Modo de Preparo

O Yakisoba (também grafado Yakissoba) é macarrão tipo sopa refogado ou frito. Tem sua origem na China assim como todas as formas de massa conhecida no Oriente. O Yakissoba japonês se mostra mais leve e menos gordurosa que o chinês mas o conceito técnico do preparo nada difere com relação ao chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves. <ref>http://www.sushi-kiyo.com.br</ref>

O Yakissoba tradicional é geralmente preparado grelhando numa chapa com repolho (ou acelga ), cebola, carne bovina finamente fatiada, temperada com o molho de yakisoba (Similar ao molho de okonomiyaki). Depois de acrescentar o macarrão, tudo é bem misturado até que o macarrão frite um pouco. Finalmente o yakisoba é separado em pratos e polvilhados com nori e conserva de gengibre cortada em pequenos pedaços.

No Brasil devido a dificuldade de encontrar o macarrão próprio do yakisoba, algumas pessoas o fazem utilizando ramen cozido sem tempero e depois de retirada o refrigerante.

[editar] Uma dica importante

Na hora de comer o yakissoba, muitos tem o costume de mexer o macarrão no prato, usando o hashi ou o garfo, com o objetivo de misturar bem os vegetais no molho. Porém, aí é que se encontra um segredo. Na preparação do molho do yakisoba é comum o uso de um pouco de maizena (no japão se usa o "katakuriko" 片栗粉) para engrossar e deixá-lo bem preso aos ingredientes. Do contrário, o molho ficaria muito líquido e, consequentemente, o macarrão e os vegetais ficariam sem muito gosto. Esse ponto em que o molho se encontra grosso e firme é chamado "toromi" (とろみ)e, justamente para preservá-lo neste ponto, é que não devemos mexer ou misturar os ingredientes depois que eles já estão servidos em nosso prato. O atrito e o movimento excessivo dos ingredientes no prato fazem com que esse molho vá se desprendendo do macarrão e dos vegetais e fique sobrando no fundo do prato. Devemos, pois, desfrutar dos sabores do yakissoba da maneira como ele nos é servido no prato.

[editar] Referências

<references/>

[editar] Predefinição:Ligações externas

Predefinição:Commonscat

Ferramentas pessoais