Judô - Katsutoshi Naito

De Nikkeypedia

[editar] Katsutoshi Naito

Katsutoshi Naito
Katsutoshi Naito
Nascido na província de Hiroshima. Filho de Katuaki Naito, militar japonês. Aos 9 anos foi para a ilha de Formosa, em Taiwan, onde cursou o ginásio e judô na academia com o professor Takeuchi, em 1914. em 1915 entrou na escola técnica de agronomia na província de Kagoshima, no Japão e após a formação foi para Tóquio no Koodokan (academia de Judô). Em 1919 foi para os Estados Unidos e em 1920 entrou na faculdade de agronomia na Pensilvânia, quando simultaneamente treinava luta livre até a formatura, sempre como capitão da equipe.

Em 1924 representou o Japão na olimpíada da frança, na modalidade luta livre conseguiu medalha de bronze, sendo o primeiro medalhista olímpico do Japão. Voltando ao Japão recebeu de Kodokan, o título de quarto dan de judô.

Em 1928 veio para o Brasil, na companhia Takushoku América do sul situada em Belém, no Pará. Em 1931 veio para Suzano, onde em 1935 conseguiu construir a sua academia de judô para os ensinamentos do judô para toda a comunidade.

Onde era a academia na rua Rosa Umehara Manabe, hoje existe um condomínio residencial. Em 1941, realizou a primeira competição de Judô na comunidade, atraindo mais adeptos para a modalidade. Durante a II Guerra Mundial, foi presidente da Cooperativa Mista de Mogi das Cruzes durante cerca de 7 anos. Naito faleceu em 1969.

Ferramentas pessoais