Kosuke Arakaki

De Nikkeypedia

Kosuke Arakaki.
Kosuke Arakaki.

Kosuke Arakaki é filho dos imigrantes Koei Arakaki e Nahi Shimabukuro Arakaki. Nascido em 1928 na cidade de Catanduva, Estado de São Paulo, Kosuke é o segundo filho do casal, tendo Koyo(Pedro) como irmão mais velho e Lokiko(Maria Helena), Riromassa(José), Tomiko, Hiromitsu e Sumiko como irmãos mais novos.

Seu pai Koei Arakaki decidira mudar-se para a cidade de Catanduva com o propósito de estudar os filhos e para que eles aprendessem outras profissões. Kosuke foi trabalhar em uma oficina mecânica. "Entrei como varredor, lavando peças. Entrava meia hora antes dos outros empregados e quando eles entravam já estava tudo em ordem na oficina. Em dois meses já estava atuando como ajudante de mecânico e acabei me especializando no conserto de tratores", disse Kosuke. Seu irmão mais velho, Pedro, também trabalhava em uma outra oficina, onde tornou-se profundo conhecedor de motores à diesel.

Kosuke e seu irmão Riromassa.
Kosuke e seu irmão Riromassa.

Os dois irmãos, no final de 1951, decidiram que deveriam deixar de ser empregados e abrir algum negócio próprio. O plano inicial era a montagem de uma oficina no Paraná. Porém, naquela região a concorrência era muito forte, pois havia muitas oficinas bem montadas. Visitaram Votuporanga, Fernandópolis e Jales. Optaram por construir suas vidas em Fernandópolis. Alugaram um salão e no dia 20 de janeiro de 1952 abriram uma oficina. Seis anos mais tarde, os irmãos compraram uma casa e convidaram o pai, Koei, e o restante da família para que se mudassem para Fernandópolis.

Em 1959, Kosuke passou a vender tratores novos, da marca Zetor e, em 1962 adquiriu a revenda regional dos tratores Massey Ferguson, de fabricação nacional, juntamente com seu irmão Riromassa.

A revenda de tratores Massey Ferguson prosperou e no final de 1970 Kosuke e Riromassa, juntamente com outros empresários fernandopolenses, decidiram partir para outros seguimentos de negócios: começaram as negociações para a montagem da Alcoeste Destilaria Fernandópolis S/A. A sociedade foi constituída oficialmente no dia 25 de fevereiro de 1980, com o incentivo do Pró-Alcool. Em 1982 deu-se início a moagem da primeira safra, com uma produção diária de 120 mil litros.

Novos investimentos foram feitos, todos com financiamento próprio, chegando à atual produção de 98 milhões de litros de etanol/ano. A Alcoeste trouxe ânimo e força para que os sonhos dos irmãos Kosuke e Riromassa crescessem e dessem início ao Grupo Arakaki.

Ferramentas pessoais