Mottainai

De Nikkeypedia

Mottainai.
Mottainai.

Atualmente, o termo「もったいない」-“Mottainai” está tão incorporado na cultura japonesa que se tornou senso comum no Japão. Infelizmente, não há tradução direta e precisa para o português, razão pela qual se buscou o ideograma “kanji” -「勿体無い」- na tentativa de atribuir ao termo o sentido mais aproximado. Os dois ideogramas iniciais “mottai”「勿体」significam a essência ou substância dos materiais; enquanto que os dois ideogramas finais “nai”「無い」, significam inexistente, vazio, desprezo. Assim, o termo “Mottainai” poderá ser entendido como: lamentar o desperdiço das essências dos materiais, utilizar materiais inadequadamente, desperdiçar o potencial do objeto ou mesmo as virtudes das pessoas. Na antiguidade, o termo “Mottainai” era usado na religião Budista e também na antiga crença Xintoísta, segundo a qual todas as coisas animadas e inanimadas são criadas pelo「神様」”kamisama” – “Deus”, e são providas de “vida” ou “existência”. Assim, todas as coisas do mundo natural possuem Deus dentro delas, como por exemplo, o Deus da montanha, do mar, do ar, da árvore, da pedra, entre muitos outros e, portanto, as pessoas precisam agradecê-los por tudo. De acordo com essa concepção, atos como desperdício, utilização inadequada e abandono de objetos caracterizam um “desrespeito aos Deuses” e são interpretados como atitudes lamentáveis, tristes, ingratas, ou seja, “Mottainai”. Além disso, houve uma época em que o termo “Mottainai” era utilizado como uma forma de agradecimento ou de reverência.

No espaço escolar, o “Mottainai” poderá ser trabalhado de várias formas e, quando o termo for bem assimilado pelos alunos, ele poderá se reverter em um bom rendimento no processo de aprendizagem e, por extensão, no hábito/disciplina no ambiente familiar. Para esse trabalho, podem ser feitas, por exemplo, discussões sobre o desperdício de alimentos, papeis e outros tipos de objetos identificados no cotidiano, sua consequência econômica e ambiental, e a apresentação de propostas de soluções para esses problemas, elaboração de projetos para a redução de consumo de água e luz, aproveitamento de resíduos orgânicos, campanha de limpeza e de não desperdício, coleta seletiva, etc.

O “Mottainai”, resumidamente, tem como significado o posicionamento consciente do indivíduo em relação ao meio ambiente, valorizando, sobretudo, o bem-estar coletivo.

[editar] Predefinição:Videos

Ao leitor: para assistir ao vídeo “Mottainai”, produzido pelo CRE Mário Covas/EFAP/SEE, acesse: VIDEO

Colaboração: Professor Hiroyuki Hino

Ferramentas pessoais