Noshigami

De Nikkeypedia

Noshigami (熨斗紙 - のしがみ) é um conjunto de papel base 「紙」- “kami” branco, sobre o qual são coladas mais duas peças: uma é「みずひき」「水引」- “mizuhiki”, que é um arranjo de fios amarrados em um nó borboleta, com pares de cores (para festividade: vermelha/branca; dourada/prata; dourada/vermelho), sendo as cores mais escuras ficam à direita e as claras à esquerda; a outra é「のし」「熨斗」- “noshi” (esticar), um pequeno enfeite de papel, em formato sextavado, normalmente, branco e vermelho ou colorido, em seu interior há uma tira de papel amarelo. O “noshigami” é usado para embrulhar presentes de pequeno valor em ocasiões comemorativas. Atualmente, adquire-se o “noshigami” já impresso com figuras de “mizuhiki” e “noshi”, basta apenas indicar o tipo do evento e o nome do doador, geralmente o sobrenome.

Antigamente o “noshi” era feito com a carne do molusco abalone, chamado no Japão de「あわび」「鮑」- “awabi”. A carne do molusco é esticada várias vezes com um rolo até se transformar numa fina película que, posteriormente, é secada ao sol. Acreditava-se que este alimento trazia sorte e longevidade e, por esse motivo, essa valiosa iguaria era integrada ao presente. Hoje, a pequena tira de papel amarelo colocada no interior do enfeite simboliza o “noshi-awabi”, ou seja, o “abalone esticado”.

Hoje em dia, há uma variedade de “noshigami” para situações diversas. Em ocasiões especiais, como casamentos, há um “noshigami” específico. É comum usar o “noshigami” estampado, com desenhos da bandeira do Japão, grous e pinheiros, simbolizando longevidade e congratulações.

Quando o papel base apresenta apenas a fita “mizuhiki”, ele não é considerado um “noshigami”, mas 「かけ紙」- “kakegami”, uma vez que neste não é colocado o “noshi”. Por exemplo, em cultos religiosos especiais, o papel é estampado com desenhos de folhas/ flores de lótus, além da fita de “mizuhiki” na cor preta/branca, amarela/branca ou somente prata ou branca.

Colaboração: Professor Hiroyuki Hino

Ferramentas pessoais