Taikibansei

De Nikkeypedia

Taikibansei.
Taikibansei.

Taikibansei (大器晩成) é uma palavra de origem chinesa que foi incorporada à língua japonesa provavelmente por volta do século V, momento em que a língua chinesa possuía grande prestígio entre os homens letrados de então. Foi a partir desse período que os ideogramas passaram a ser utilizados para a escrita japonesa.

O significado da palavra está relacionado às pessoas, em geral grandes personalidades, que demoram para atingir a maturidade ou o sucesso profissional e intelectual.

A palavra apareceu pela primeira vez num escrito de Confúcio (大方無隅、大器晩成), que é interpretado como um recipiente grande, como um caldeirão de três pernas ou até mesmo um sino, cujo processo de manufatura é longo e difícil. Outra interpretação para o taikibansei (大器晩成) de Confúcio seria a "manufatura infindável de um recipiente de grandeza sem limites". Essa palavra é, pois, usada para nomear aqueles que tornaram-se bem sucedidos na idade avançada. Há ainda outra forma de uso para a mesma palavra, que se dá na situação em que uma pessoa usa a expressão como forma de incentivar a outra quanto às expectativas do futuro. Porém, há quem discorde quanto a este uso da expressão.

Apesar de haver quem discorde deste uso da expressão, na obra "Sangoku Weishi" (三国魏志) há a história de um famoso comandante do exército a utiliza direcionada a um primo seu, que era tido por todos como um idiota. Este comandante teria dito "Kane ya kanae no you na..." (鐘や鼎のような…) "Taikibansei" (大器晩成) e o primo, por fim, teria se tornado um grande homem.

Acredita-se que a partir de então a expressão adquiriu o significado atual.

Ferramentas pessoais