Paleolítico japonês

De Nikkeypedia

Série de artigos sobre
História do Japão
Predefinição:Editar


O paleolítico japonês (japonês: 日本の旧石器時代, Nihon no kyū-sekki-jidai), também chamado de período pré-Jomon, é um período da história do Japão, que se estende de 35.000 a.C. até aproximadamente 12.000 a.C.. O período seguinte da história japonesa é o período Jomon, também chamado de mesolítico japonês.

Acreditava-se, antes da descoberta desse período, que as primeiras ocupações humanas no Japão haviam ocorrido no período Jomon. Porém, após a descoberta do primeiro sítio arqueológico desse período, logo após a segunda guerra mundial, mais de 5.000 sítios arqueológicos foram descobertos, alguns nos próprios sítios do período Jomon.

O arqueólogo japonês Fujimura Shinichi havia afirmado ter descoberto provas de que humanos habitavam a ilha desde 700.000 a.C., mas descobriu-se que essas eram provas falsas implantadas por Fujimura. Em torno de 90% do trabalho associado a esse período havia sido realizado por Fujimura, e isso colocou em dúvida a real existência desse período. Os 186 sítios, 33 escavados, e todas as outras descobertas de Fujimura perderam seu valor científico e histórico. Desde a descoberta da fraude, apenas alguns sítios conseguem datar a atividade humana no Japão para 50.000 a.C. a 40.000 a.C.. Portanto, a data mais aceita para a primeira presença humana no arquipélago é de 35.000 a.C..

Conteúdo

[editar] Sociedade

Acredita-se que a ocupação do território japonês por sociedades humanas começou nesse período. A sociedade paleolítica do Japão, como as posteriores populações do período Jomon, possui características similares aos outros povos aborígenes do continente asiático, mais especificamente com o grupo sinodonte. As populações aborígenes dos ainu aparentam ser descendentes dos povos dessa época.

[editar] Tecnologia

As primeiras ferramentas japonesas de pedra lascada datam de 35.000 a.C.. As primeiras ferramentas japonesas de pedra polida datam de 30.000 a.C., as mais antigas do mundo. A tecnologia da pedra polida é normalmente associada ao neolítico, em torno de 10.000 a.C. no resto do mundo. Não se sabe por que essas ferramentas surgiram tão cedo no Japão.

[editar] Predefinição:Ligações externas


[editar] Veja também

ja:日本列島の旧石器時代
Ferramentas pessoais